Mãe de Cachorro – Gatos são uma espécie totalmente diferente dos cães

Posted: 23 May 2014 07:46 PM PDT

Gatos

É incrível perceber como um animal que está há milênios convivendo intimamente com os seres humanos ainda possa sofrer tanto com o preconceito e a ignorância de grande parte das pessoas. Para alguns, gatos são sinônimo de proteção, para outros, de má sorte, mas quem não tem julgamentos e convive com eles, se apaixona perdidamente.

Quem são?

Antes de tudo, gatos são carnívoros e todas as mais de 100 raças de gatos domésticos carregam uma assinatura genética compatível com a de felinos do deserto. Mas ainda que sejam carnívoros e mamíferos, são uma espécie completamente distinta do cão, o famoso melhor amigo do homem. Ainda assim são frequente e erroneamente comparados com eles. O motivo é óbvio: cães e gatos convivem com famílias humanas há milênios e são os animais de estimação mais comuns e conhecidos.

Não é cachorro!

Muita gente ainda encara o gato como um cachorro antipático ou desconfiado e não como o que ele realmente é: um animal completamente diferente. Tem patas, bigodes, corpo peludo e rabo, tudo como um cachorro? Sim! Mas as diferenças, principalmente comportamentais, são imensas e não é nem justo, nem inteligente, comparar um com outro. Seria como reclamar que uma maçã não tem casca de mandioca, ainda que sejam dois vegetais. Mesmo assim, traga o assunto “gato” à tona e a comparação com os cães será quase que imediata.

Curiosidades

A média de vida de um gato sem cuidados é de apenas 3 anos, já um que tenha tutores responsáveis pode viver 16 anos ou mais; Gatos tremem quando sentem muita dor (atenção!); O ronronar nem sempre é por alegria e prazer, pode ser por estresse ou dor; Têm 30 dentes, enquanto cães possuem 42, e seus dentes de leite são substituídos pelos permanentes por volta dos 7 meses de idade;Possuem aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfativas. O homem possui entre 5 a 20 milhões; Gatos não são capazes de saborear o doce porque não possuem os receptores deste sabor.

Continue a ler a coluna clicando na imagem, ou aqui.

Categories: Gatos | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: