O menu de cada dia

Pag%2008%20foto3%2008-12-2011.jpg

Quem tem mais de um gato deve deixar uma certa distância entre os potes. A proporção indicada é de um pote e meio para cada bichano.

Ração de boa qualidade, comidas pastosas, porções de carne vermelha, frango ou peixe, além de água em abundância formam o cardápio perfeito para os gatos, na medida certa, é claro. Os bichanos têm um sistema digestivo bastante particular e sua natureza o tornam um grande consumidor de energia. Dessa forma, o dono deve cuidar para que as refeições favoreçam a saúde e o bem-estar do animal, o que inclui detalhes como a localização e o tipo de pote, e a frequência e o tipo de petiscos oferecidos.

Dez a vinte refeições por dia. Essa é a rotina ideal dos gatos, cujo processo digestivo é rápido, fazendo com que seu estômago esteja vazio em apenas quatro horas. “A comida deve estar disponível durante todo o dia e, de preferência, ser uma boa fonte proteica, como as rações super premium. Estas proporcionam melhor e maior absorção de nutrientes do que as premium e colaboram para o controle de ph urinário, evitando a formação de cálculo”, explica a veterinária com especialidade em cirurgia de felinos, Priscila Viveiros Mesiano Beck.

Estratégias simples também fazem a diferença na vida dos gatos. A especialista recomenda colocar os potes em locais altos como mesa ou bancada para obrigá-los a se exercitar e evitar que outros bichos tenham acesso ao alimento. O lugar também deve ser agradável para o bichano, ou seja, tranquilo e longe de barulhos, ainda que estes sejam típicos da rotina da casa, como o da máquina de lavar. “Vale ressaltar que a dica dos locais altos não é indicada para animais idosos ou com problemas articulares”, ressalta a especialista.

A preferência dos animais é por potes rasos e de boca mais larga, semelhantes a pratos, para não esbarrar os bigodes. O mesmo vale para a água, porém, satisfação de verdade é quando eles podem beber água corrente. “Isso porque os gatos em sua vida selvagem bebiam água em rios e cachoeiras”, esclarece Priscila. Dessa forma, as fontes, sejam específicas para gato ou ornamentais, são a melhor opção. “Com isso o dono fará seu animal muito feliz”, garante a veterinária, lembrando que a ingestão de água deve ser bastante estimulada, pois evita problemas de obstrução urinária.

A ração pastosa ou úmida de boa qualidade também é uma boa alternativa para os gatos com menos tendência a ingerir água. Este tipo de comida agrada ainda os bichanos com paladar mais exigente e pode ser oferecido como gratificação ou diariamente, desde que não substitua a ração em grão. Petiscos com alto teor de fibra são igualmente recomendados porque protegem contra as bolas de pelo que podem causar graves problemas à saúde. Eles também eliminam e evitam a formação de placas de tártaro. Mas Priscila alerta: “atenção ao exagero! Os gatos obesos correm muito mais risco de desenvolver diabetes”.

Como são, por natureza, caçadores e carnívoros, a oferta de carnes é importante e pode ser administrada de uma a duas vezes por semana. “O bichano pode e deve comer, além da ração em grão e úmida, carne vermelha, peixe, seja in natura ou atum em água, e frango”, afirma a profissional. Ela acrescenta que um roedor tem apenas 30 calorias e dentre 15 tentativas de caça, somente uma é bem-sucedida. Para suprir sua necessidade nutricional, ele teria que fazer aproximadamente 100 tentativas por dia. Haja energia!

FERNANDA SOARESRedação Tribunahttp://www.e-tribuna.com.br/2012/index.php?option=com_content&view=article&id=26329&catid=42

Categories: Gatos | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: