Doença periodontal é comum em gatos

Pag%2008%20foto1%2010-11-2011.jpg

Os gatos raramente se deixam manipular pelos donos, por isso, a atenção deve ser ainda maior e as consultas ao veterinário são indispensáveis. / Divulgação

Não basta serem afiados, é preciso que os dentes dos gatos estejam também saudáveis e, para isso, higiene e cuidados são essenciais. Alimentação, limpeza e visitas periódicas ao dentista veterinário devem fazer parte da rotina do bichano que, por na maioria das vezes não permitir a escovação, acaba ficando vulnerável às doenças periodontais. Estas podem evoluir e resultar em outros problemas graves, como a gengivite plasmocítica e a lesão de reabsorção odontoclástica dos felinos.

“Cerca de 80% da população de gatos possui doença periodontal, em algum grau, dos casos mais simples aos mais graves”, afirma o veterinário com especialidade em odontologia, Maurício Londres Mossé. Ele explica ainda que “a doença pode levar a perda dos dentes, além de oferecer outros riscos à saúde dos gatos. Animais com o problema em fase avançada podem apresentar rinites, com muito corrimento nasal purulento e até conjuntivites, também com bastante corrimento ocular”.

É o acúmulo da placa bacteriana que leva à formação do cálculo dentário, popularmente chamado de tártaro. Dessa forma, o dono deve tomar medidas com o objetivo de evitar este acúmulo e uma das principais é oferecer uma alimentação adequada. A ração deve ser seca e de qualidade, e os donos devem ficar atentos a qualquer sinal de lesão, procurando o especialista sempre que necessário. O especialista acrescenta que rações terapêuticas também podem ser recomendadas como forma de prevenção.

Além de todos estes cuidados, as visitas periódicas ao veterinário são indispensáveis para a detecção e tratamento precoce de doenças, e também para uma limpeza adequada, já que os gatos são extremamente resistentes às tentativas de escovação e manipulação da boca. “Isso torna um pouco limitante os procedimentos profiláticos em casa. Outra orientação importante é quanto à comida de panela, que é contraindicada tanto do ponto de vista nutricional, quanto da saúde bucal”, alerta Maurício.

Segundo o dentista veterinário, duas doenças importantes estão relacionadas à doença periodontal, apesar do motivo para isso ainda não ter sido elucidado. Uma é o complexo gengivite estomatite faringite, também conhecido como gengivite plasmocítica dos felinos. Os principais sintomas são forte halitose, salivação, dificuldade para se alimentar, perda de peso e desidratação. O animal sente muita dor na boca, devido à presença de gengivite severa e úlceras nas gengivas e nas mucosas. “Há grande incidência desta doença em gatos positivos para Felv (leucemia viral felina), Fiv (Imune insuficiência viral felina) e calicevirose”, lembra o especialista. Ele revela que o tratamento é difícil, porém, possível.

A outra é a lesão de reabsorção odontoclástica dos felinos que é semelhante a uma cárie, podendo estar coberta por uma hiperplasia (aumento no número de células) no local da gengiva. O veterinário afirma que um sintoma clássico é o gato, ao tentar comer, gritar e sair correndo, já que o problema causa muita dor durante a alimentação. “A doença já foi relacionada, por alguns autores, ao cálcio-fósforo na dieta e à quantidade de vitamina D, porém, sem comprovação científica”, conta Maurício. O único tratamento eficiente para as lesões é a extração dos dentes afetados.

FERNANDA SOARES
Redação Tribunahttp://www.e-tribuna.com.br/2012/index.php?option=com_content&view=article&id=24334&catid=42

Categories: Gatos | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: